quarta-feira, 4 de maio de 2011

entendendo a Graça de Deus. Parte 3.


1:6-11 – "Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus... e isto peço em oração: que o vosso amor aumente mais e mais no pleno conhecimento e em todo o discernimento"
Os versos de 6-11 descrevem, de maneira majestosa, como o crente deve crescer a cada dia na vida cristã e perseverar neste crescimento constante "até o dia de Cristo".
O verso 6 faz referência à "origem" da nossa Salvação, a grande obra de Deus realizada em nós. Foi Deus mesmo que começou em nós esta maravilhosa "obra", pela ação do Seu Espírito Santo, e através da morte de Seu filho Jesus.
A nossa Salvação é iniciativa absoluta de Deus vindo ao encontro do pecador perdido. Por isso, lemos em Hebreus 12:2: "Fitando os olhos em Jesus, Autor e Consumador da nossa fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus."
Jesus não apenas é o "autor" da fé, mas também o consumador dela. Aquele que começou em nós a "boa obra", também a aperfeiçoará até o dia de Cristo.
Aqui temos reafirmada a doutrina bíblica da perseverança do crente. É o próprio Senhor Jesus que nos aperfeiçoa a cada dia e nos retém dentro da sua mão.
"Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." (João 6:37)"Eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão." (João 10:28)
A vida cristã é dinâmica e progressiva. É inconcebível alguém que se diz estar em Cristo e ficar estagnado na vida cristã. O Senhor quer nos aperfeiçoar a cada dia, levando-nos a frutificar abundantemente.
A seiva vem do Senhor Jesus, que é a videira. Nós somos as varas e, por isso Jesus disse: "...Aquele que permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (João 15:5)
Os crentes de Filipos estavam experimentando este aperfeiçoamento, este crescimento na vida cristã. Isto ficou demonstrado claramente, como podemos observar:
V 7 – "...Sois participantes comigo da graça, tanto nas minhas prisões, como na defesa e confirmação do Evangelho"
Precisamos ser "participantes" integrais na obra de Deus aqui na terra, como os crentes de Filipos, envolvendo-nos de corpo e alma na proclamação do Evangelho, mesmo que isto nos custe caro e até mesmo prisões e morte.
V 9 – "...Vosso amor aumente mais e mais no pleno conhecimento e discernimento"
Neste processo de Deus nos aperfeiçoar, sempre haverá lugar para crescer em amor. Este é o principal fruto do Espírito Santo em nós. Quando crescemos em amor, as outras virtudes crescem na mesma proporção.
"Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei." (Gálátas 5:22-23)V 10 – "Para que aproveis as coisas excelentes, a fim de que sejais sinceros, e sem ofensa até o dia de Cristo"
O crente em crescimento aprovará "as coisas excelentes" . O que isto significa veremos no próximo estudo.

Nenhum comentário: