terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Pastor Voce Ja contou as Sua Ovelhas?

Penso que todos nós, pastores, deveríamos observar alguns princípios que estão contidos na parábola da ovelha perdida enquanto estamos apascentando as ovelhas de Deus que estão sob nossos cuidados:

                                                       Ler: Mateus 18.10 a 14; Lc 15. 1 a 7

                                                       . Deve haver organização e controle.

É imprescindível que haja, por parte do pastor, conhecimento e acompanhamento de suas ovelhas. O pastor da parábola sabia exatamente o número de ovelhas que tinha: eram cem. Ele teve o trabalho de contar. Todas tinham um rosto e um nome. Ele sabia também que uma das ovelhas tinha sumido. Se não há organização e controle, também não haverá conhecimento e acompanhamento. Resultado: não poderemos saber o estado em que se encontram nossas ovelhas e o pior: elas se perdem e nós nem ficamos sabendo. Em I Coríntios 14:33 diz que “Deus não é um Deus de desorganização”. É necessário que o pastor mantenha um rol de membros organizado e atualizado a fim de poder apascentar adequadamente suas ovelhas.

                                                       2. Não deve haver atitude comercial.

Um comerciante não acharia sensato deixar noventa e nove ovelhas no aprisco e sair para buscar apenas uma. A lógica comercial diz que é melhor preservar as noventa e nove, pois uma perda de um por cento é aceitável e até esperada. Em João 10:12 Jesus diz que existe o pastor e o mercenário. O mercenário pensará: “só perdi um por cento, isso não é nada mal. Existem igrejas por aí que têm perdido muito mais. Não posso gastar um tempo precioso do meu ministério, afinal é só uma ovelha”. O pastor da parábola com certeza não deixou as noventa e nove ovelhas em perigo, mas priorizou a ovelha perdida e, por um momento dedicou menos atenção às outras que estavam bem. O pastor não pode pensar em vantagens ou prejuízos financeiros quando precisar sair e buscar a ovelha que se perdeu.

                                                     3. Não deve haver atitude de passividade.

O pastor da parábola não ficou esperando a ovelha voltar por si mesma. Talvez pudesse pensar: “quando tiver fome ela volta” ou “quando escurecer, ficará com medo e voltará”. Ele foi atrás da ovelha a fim de livrá-la do perigo e trazê-la de volta. Ezequiel 34:1-10 diz “ai dos pastores que não apascentam minhas ovelhas. A fraca não fortaleceste, a doente não curaste, a quebrada não ligaste, a desgarrada não tornaste a trazer e a perdida não buscaste”. Deus vai cobrar do pastor cada ovelha que ele deixar se perder por negligência ou comodidade.

                                                         4. Não deve haver atitude rancorosa.

O pastor da parábola poderia dizer: “essa ovelha que se foi é uma ingrata, uma traidora. Não merece o meu amor e cuidado. As noventa e nove que estão comigo nunca reclamaram, mas esta sempre me deu trabalho. Não vale a pena ir atrás dela”. O pastor não pode ficar ressentido com as ovelhas. Infelizmente existem pastores que exigem gratidão eterna das ovelhas: “depois de tudo o que eu fiz por você, é assim que retribui?” Esperam que a ovelha nunca discorde dele ou pensem de forma diferente. Toda discordância é vista como ingratidão. Outros esperam o retorno do investimento e quando não vem ficam neuróticos: “agora que eu resolvi seus problemas, vai contribuir em outra Igreja”! Quando o pastor encontrou sua ovelha ele simplesmente a colocou nos ombros e a levou pra casa. Os pastores são os “pais espirituais” das ovelhas e são os pais que entesouram para os filhos e não os filhos para os pais. O pastor não deve esperar retorno do investimento que faz em suas ovelhas. Sua recompensa está reservada com Deus (I Pedro 5:1-4).

                                                         5. Deve haver empenho na busca.

O pastor da parábola não apenas procurou, mas buscou sua ovelha. Ele não desistiu: revirou, vasculhou, investigou, até encontrá-la. Ele não tinha como saber se a encontraria, mas se empenhou ao máximo. Para buscar sua ovelha o pastor precisa planejar uma maneira de encontrá-la. Ele precisa conhecer os hábitos dela, seus gostos, preferências e assim saber os prováveis lugares onde poderia estar. Quando a ovelha perdida foi encontrada houve uma grande festa. Há festa no céu quando um pecador se arrepende. Se um dia você tiver uma ovelha perdida, não desista de procurá-la.