Fidelidade ao Senhor em tempos de crise.
I Reis 18. 1-15
Introdução:
A história de Obadias nos mostra claramente que é possível ao Servo de Deus ser Fiel nos momentos de crises.
A nação de Israel estava passando por momentos dramáticos quando Acabe um rei idólatra juntamente com sua mulher Jezabel estavam fazendo o que era mau aos olhos do Senhor.
Obadias era o responsável pelo palácio do rei Acabe. Era um crente testemunhando no meio das trevas.
Na lição de hoje, vamos analisar algumas características que foram mostradas por Obadias e que são necessárias na vida do servo de Deus que deseja ser fiel e vitorioso nos momentos de crises.
Que Deus o abençoe no estudo de sua Palavra.
I – Obadias Temia muito ao Senhor - V.3
A Palavra do Senhor nos fala que o Temor do Senhor é o principio da Sabedoria. (Pv. 9.10). Os que temem a Deus são aqueles que foram lavados e remidos pelo precioso sangue do Senhor Jesus Cristo. São aqueles que aceitaram a Jesus como Salvador de suas vidas.
Obadias foi abençoado nos momentos de crise porque era um servo autêntico do Senhor Jesus. Sua vida tem demonstrado o temor do Senhor? Você pode afirmar, com toda a certeza, que é um servo de Deus lavado e remido pelo sangue do Senhor Jesus Cristo?
Os que temem a Deus sabem que nos momentos de crises, de dificuldades, poderão contar com a bênção e a proteção do Senhor Jesus.
II – Obadias homem de coragem. V.13
Obadias trabalhava no palácio do rei Acabe. Este era um homem idólatra e que se opunha radicalmente contra os servos de Deus. Contudo essa realidade não intimidou, não amedrontou Obadias. Ele, sabendo que Jezabel ,a mulher de Acabe, estava matando os profetas do Senhor, num ato de extrema coragem escondeu cem profetas do Senhor, de cinquenta e cinquenta, numa cova, e os alimentou com pão e água.
Obadias nos deixa, na Palavra de Deus, o maravilhoso exemplo da coragem. Tenho certeza de que não foi fácil para ele esconder e alimentar esses profetas. Entretanto Deus honrou a coragem desse grande servo do Senhor. Como Igreja de Jesus, qual tem sido nossa posição diante das ameaças do inimigo? Como temos agido diante das perseguições que enfrentamos neste mundo cheio de pecados?
Há crentes que se acovardam, que se amedrontam diante das provas, diante das lutas e não conseguem expressar a identidade de servos de Deus. Há crentes, nos nossos dias ,que estão com vergonha de carregar a própria Bíblia, que é a Palavra que liberta o homem do pecado! São verdadeiros covardes diante do Senhor.
A Bíblia nos afirma em Apocalipse 21.8 que os tímidos (os covardes) não entrarão nos céus.
Deus conta com servos fiéis e corajosos. Servos que estejam lutando pela proclamação do nome do Senhor Jesus.
III – Obadias foi um servo Obediente - V. 14,15,16
Elias designa Obadias para uma tarefa muito difícil. Ele seria o intermediário do encontro do profeta com o rei Acabe. A princípio, Obadias reluta e teme por sua vida, pois ele sabia que o Espírito do Senhor poderia levar Elias para qualquer lugar e o rei Acabe, não o encontrando, certamente mataria Obadias.
Todavia, confiando na Palavra do Profeta Elias que o garantiu que naquele dia se encontraria com Acabe, Obadias obedeceu e comunicou a notícia ao rei.
Obediência: essa é a palavra que encontramos para designar essa maravilhosa atitude de Obadias. Mesmo diante das dificuldades, ele foi obediente.
Amados irmãos, a Palavra do Senhor é o manual para a vida do servo de Deus.
É nela que encontramos as orientações para termos uma vida abençoada.
Porém muitos crentes não estão obedecendo a Deus, não estão dando crédito aos ensinamentos do Senhor. O resultado são as dificuldades vividas por muitos, em razão de uma vida de desobediência ao Senhor.
A desobediência mina o relacionamento do crente com Deus. Ela leva o crente a pecar contra Deus. Ela impede o crente de testemunhar de Cristo com autoridade aos que precisam da salvação. O crente desobediente fica estagnado e inoperante no Reino de Deus.
Precisamos aprender com Obadias a ser servos fiéis e obedientes ao Senhor nosso Deus.
Conclusão:
A história de Obadias tem muito a nos ensinar. Ele foi um servo autêntico do Senhor, pois a Palavra de Deus nos mostra que ele temia muito ao Senhor.
Como servo de Deus, ele não se acovardou diante das dificuldades que teve de enfrentar.
Ao contrário, foi um homem de coragem em meio às lutas.
Foi também um servo obediente a Deus. Ele sabia que Elias era profeta do Senhor, portanto obedeceu e como resultado foi tremendamente abençoado.
Sem dúvida é desejo de Deus que sejamos crentes vitoriosos, servos que temem muito ao Senhor, que são corajosos e obedientes a Ele.
Seja fiel ao Senhor Deus, colobora com o nosso projeto, sua oferta vai ir ao campo missionario.Basta um click em doar ao lado direito do blog e coloque o valor que desejar ,pronto estar seguro seu envio.Obrigado.