segunda-feira, 13 de junho de 2011

Agradeço por conhecer a verdadeira graça de Deus.

ESTÁ O DIABO A TOMAR CONTA DO INFERNO?

Está o diabo como responsável do inferno? Será que Deus realmente mantém o diabo em Sua folha de pagamento – Seria ele o diretor-geral do inferno avaliando o castigo dos perdidos? Quase todo mundo possui uma visão não bíblica do inferno, e você deve a si mesmo conhecer o que a Bíblia realmente diz sobre isso. Não se deixe enganar, porque o que você pensa sobre o inferno certamente afeta o que você pensa sobre o caráter de Deus! Tome alguns minutos para conhecer fatos surpreendentes sobre esse assunto.
1. Quantas almas perdidas estão a ser punidas no inferno hoje?
“Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados” (2 Pedro 2:9).
R: Não há uma única alma no fogo do inferno hoje. A Bíblia diz que Deus reserva os ímpios para o dia do juízo, para serem punidos.
2. Quando é que os pecadores serão lançados no fogo do inferno?
“assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo” (Mateus 13:40-42). “a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia” (João 12:48).
R: Os pecadores serão lançados no inferno no dia do grande julgamento, no fim do mundo – e não quando morrem. Deus não castigará a ninguém, até que seu caso seja julgado e decidido no Tribunal de Deus, no fim do mundo. Tampouco Deus, em sua justiça, manteria no fogo um assassino que morreu a 5 mil anos atrás, por mais tempo do que um que morre e merece punição para o mesmo pecado hoje.
3. Onde estão os pecadores (que morreram) agora?
“vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação” (João 5:28-29). “o mau é preservado para o dia da destruição” (Jó 21:30) “Ele é levado para o cemitério e posto numa sepultura bem guardada” (Jó 21:32).
R: A Bíblia é específica. Tanto os maus como os justos que morreram estão em seus túmulos “dormindo” até o dia da ressurreição.
4. Qual é o resultado final do pecado?
“O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6:23). “o pecado, sendo consumado, gera a morte” (Tiago 1:15). “Deus … deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
R: O salário (ou castigo) para o pecado é a morte, não vida eterna no inferno. Os ímpios “perecem”, recebem a “morte”. Os justos receberão a “vida eterna”.
5. O que acontecerá com os ímpios no fogo do inferno?
“Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte” (Apocalipse 21:8).
R: Os ímpios morrem a segunda morte no fogo do inferno. Se os ímpios vivessem para sempre sendo torturados no inferno, eles seriam imortais. Mas isso é impossível, porque a Bíblia diz que somente Deus possui a imortalidade (1 Timóteo 6:16). Quando Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden, um anjo foi colocado para proteger a árvore da vida, para que os pecadores não comessem da árvore e “vivessem para sempre” (Gênesis 3:22-24). O ensinamento de que os pecadores são imortais e estão no inferno originou-se com Satanás e é completamente falso. Deus impediu que isto acontecesse quando o homem pecou, impedindo seu acesso à árvore da vida para que não vivesse eternamente.
A Bíblia é clara: Os ímpios são aniquilados.
A Bíblia diz que os ímpios sofrem a “morte” (Romanos 6:23), são preservados para o dia da destruição (Jó 21:30), perecerão (Salmo 37:20), serão como restolho (Malaquias 4:1), serão todos destruídos (Salmo 37:38), desaparecerão (Salmo 37:20), serão exterminados (Salmo 37:9), serão mortos (Salmo 62:3), Deus irá destruí-los (Salmo 145:20) e o fogo os consumirá (Salmo 21:9). Note que todas essas referências deixam claro que os ímpios morrem e são destruídos. Não viverão uma vida miserável e de torturas para sempre.
6. Quando e como se ascenderá o fogo do inferno?
“assim será na consumação deste mundo. o Filho do homem…e lançá-los-ão na fornalha de fogo” (Mateus 13:40-42). “E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou” (Apocalipse 20:9). “Eis que o justo recebe na terra a retribuição; quanto mais o ímpio e o pecador!” (Provérbios 11:31).
R: No fim do mundo, o próprio Deus vai acender o fogo do inferno. Quando a cidade santa de Deus desce do céu (Apocalipse 21:2), os ímpios tentam tomá-la. Neste momento, Deus fará chover fogo do céu sobre a terra, e consumirá os ímpios. Este é o inferno de fogo que a Bíblia apresenta.
7. Quão grande e quão quente será esse inferno de fogo?
“Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão” (2 Pedro 3:10).
R: O fogo do inferno será do tamanho desta terra, porque ela será consumida pelo fogo. Este fogo será tão quente que derreterá a terra e queimará todas “as obras que nela há”. Os céus atmosféricos explodirão e “passarão com grande estrondo”.
8. Quanto tempo os ímpios sofrerão no fogo?
“E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra” (Apocalipse 22:12). “Porque o Filho do homem virá…e então dará a cada um segundo as suas obras” (Mateus 16:27). “E o servo que soube a vontade do seu senhor e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites; Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado” (Lucas 12:47-48).
R: A Bíblia não diz por quanto tempo serão castigados os ímpios antes de morrerem nas chamas do inferno. Mas Deus declara especificamente que cada um será castigado de acordo com suas obras. Isto significa que alguns receberão castigo maior que os outros, segundo suas obras.
9. O fogo do inferno finalmente se apagará?
“Eis que serão como a pragana, o fogo os queimará; não poderão salvar a sua vida do poder das chamas; não haverá brasas, para se aquentar, nem fogo para se assentar junto dele” (Isaías 47:14). “E vi um novo céu, e uma nova terra” (Apocalipse 21:1) “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21:4).
R: Sim, a Bíblia ensina especificamente que o fogo do inferno se apagará e que “não haverá brasas, para se aquentar, nem fogo para se assentar junto dele”. A Bíblia também ensina que no novo Reino de Deus todas as coisas anteriores terão passado. O inferno, sendo uma dessas coisas, está incluído, de maneira que temos a promessa de Deus que ele será abolido.
Será que Deus é um torturador?
Se Deus torturasse seus inimigos numa ardente câmara de horrores por toda a eternidade, Ele seria mais cruel e insensível do que os homens sempre foram nas piores atrocidades da guerra. Um inferno de tormento eterno seria o inferno de Deus também, que ama até mesmo o mais vil dos pecadores.
10. O que restará quando o fogo se apagar?
“Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo…E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz o Senhor dos Exércitos” (Malaquias 4:1-3).
R: Observe que o versículo não diz que os ímpios arderão como amianto, como muitos crêem hoje em dia, mas arderão como palha que se consome rapidamente. Depois que o fogo se apagar restarão somente cinzas. Em Salmos 37:20, a Bíblia diz que os ímpios desaparecerão, e em fumaça se desfarão, sendo completamente destruídos.
11. Entrarão os ímpios no inferno em forma corporal para destruição tanto da alma como do corpo?
“é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno” (Mateus 5:30). “temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” (Mateus 10:28). “A alma que pecar, essa morrerá” (Ezequiel 18:20).
R: Sim, pessoas reais em forma corporal entrarão no inferno, onde lhes serão destruídos tanto a alma como o corpo. O fogo de Deus descerá do céu, sobre pessoas reais e as exterminará.
12. Está o Diabo encarregado do inferno?
“E o diabo que os enganava, foi lançado no lago de fogo” (Apocalipse 20:10). “te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem … e nunca mais subsistirá” (Ezequiel 28:18-29).
R: De maneira nenhuma. O diabo será lançado no lago de fogo, e transformado em cinzas.
13. A palavra “inferno”, conforme usada na Bíblia sempre se refere a um lugar de fogo e castigo?
R: Não, a palavra “inferno” é usada 54 vezes na Bíblia, e em apenas 12 casos refere-se a “um lugar de queima”.
A palavra “inferno” é traduzida a partir de várias palavras com significados diversos, conforme indicado abaixo:
NO VELHO TESTAMENTO
31 vezes de “Sheol”, que significa “sepultura”.
NO NOVO TESTAMENTO
10 vezes de “Hades”, que significa “túmulo”.
12 vezes de “Geena”, que significa “um local de queima.”
01 vez de “Tártaro”, que significa “um lugar de trevas”.
Totalizando 54 vezes
Nota: A palavra grega “Geena” (mencionada acima) é uma transliteração do hebraico “Ge-Hinom”, que significa o “Vale de Hinom”. Este vale, que fica imediatamente ao sul e oeste de Jerusalém, era um lugar onde os animais mortos, lixo e outros resíduos eram despejados. O fogo ardia constantemente, como ocorre nos locais para despejo do saneamento moderno. A Bíblia usa “Geena” ou “Vale de Hinom” como um símbolo do fogo que destrói os perdidos no fim dos tempos. O fogo do Geena não era eterno. Caso contrário, o sudoeste de Jerusalém estaria ardendo até hoje. Tampouco será eterno o fogo do inferno.
14. Qual é o verdadeiro propósito de Deus em relação ao inferno?
“Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mateus 25:41). “E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo” (Apocalipse 20:15). “Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá” (Salmo 37:10). “os inimigos do Senhor…desaparecerão, em fumaça se desfarão” (Salmo 37:20).
R: O propósito de Deus é que o inferno seja um meio para destruir o diabo, o pecado e os pecadores, para dar uma segurança eterna aos justos. Um pecador, deixado neste planeta, seria um vírus mortal sempre ameaçando o universo. É o plano de Deus isolar o pecado e apagá-lo da existência.
O inferno eterno perpetuaria o pecado
Um inferno de tormento eterno iria perpetuar o pecado e tornar impossível a sua erradicação. Um inferno de tormento eterno não é de nenhuma maneira parte do grande plano de Deus. Tal horrível teoria é uma calúnia contra o santo nome de um Deus amoroso. O diabo têm prazer em ver o nosso Criador amoroso retratado como um tirano monstruoso, e somente ele pode se beneficiar com tais ensinamentos.
O inferno eterno é uma teoria humana.
A teoria de um inferno de tormento eterno não têm sua origem na Bíblia, mas na mente de pessoas equivocadas que foram (talvez inadvertidamente) enganadas pelo diabo. Ademais, ninguém chegará ao Céu por temor ao inferno. As pessoas são salvas porque amam e obedecem a Cristo.
15. Não é o trabalho de destruir os pecadores estranho à natureza de Deus?
“Vivo eu, diz o Senhor Deus, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis?” (Ezequiel 33:11). “Pois o Filho do Homem não veio para destruir as vidas dos homens, mas para salvá-las” (Lucas 9:56). “Porque o Senhor se levantará…e se irará …para realizar a sua obra, a sua estranha obra, e para executar o seu ato, o seu estranho ato” (Isaías 28:21).
R: Sim, a obra de Deus sempre foi a de salvar e não destruir. O trabalho de destruir os ímpios no inferno é tão estranha à natureza de Deus que a Bíblia o chama de Seu “estranho ato”. O Grande coração de Deus vai doer com a destruição dos ímpios. Oh, como Ele trabalha diligentemente para salvar todas as almas! Mas se alguém despreza o amor e se apega ao pecado, Deus não terá outra escolha senão destruir o pecador com seu pecado nos fogos do último dia, quando Ele livrará o universo desse terrível e maligno tumor chamado “pecado”.
16. Quais são os planos de Deus para a Terra e Seu povo depois que passar o inferno?
“não se levantará por duas vezes a angústia” (Naum 1:9). “Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão” (Isaías 65:17). “Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21:3-4).
R: Após apagar o fogo do inferno, Deus criará uma nova terra e a restaurará para o Seu povo – com todas as belezas e glórias do Éden antes do pecado entrar no mundo. Os horrores do pecado e do passado serão esquecidos. A dor, a morte, a tragédia, as tristezas, as lágrimas, as doenças, a desilusão e todo o pecado serão eliminados.
O pecado não se levantará novamente.
Deus promete que o pecado não se levantará novamente. Seu povo será preenchido com perfeita paz, amor, alegria e contentamento. Sua vida de felicidade completa será muito mais gloriosa e emocionante do que meras palavras jamais poderiam descrever. A verdadeira tragédia do inferno está na falta dos que ali caíram e não chegaram ao Céu. Uma pessoa que não entrar neste reino magnífico fez a escolha mais triste de sua vida.
17. Agradeço por conhecer a verdadeira graça de Deus, isso sim e graça , o reconhecimento da palavra viva. nos leva a entender o quanto Deus e maravilhoso, te amo Muito meu Senhor.