domingo, 24 de abril de 2011

FINAIS DO TEMPO, A LUZ DA BIBLIA.

OS SINAIS SÃO CADA VEZ MAIS...

INTRODUÇÃO: Mateus 24:6-8 1. O sermão profético de Jesus aborda a proliferação das tragédias mundiais. 2. O sermão profético de Jesus deveria interessar a todos os verdadeiros cristãos. 3. O sermão profético de Jesus esclarece o tempo em que estamos a viver: o fim do mundo!

I. GUERRAS E RUMORES DE GUERRAS – Mateus 24:6-7

1. Depois das duas grandes guerras mundiais, rumores de guerras, guerras e terrorismo têm aumentado em proporções incalculáveis.

2. Depois de 1914 a intensidade dos sinais bíblicos do fim tem-se intensificado assustadoramente.

3. Desde então, os seres humanos deveriam ter buscado com mais intensidade o conhecimento do Príncipe da Paz, que é Jesus.


II. GRANDES TERRAMOTOS ASSINALAM O FIM DO MUNDO – Mateus 24:7-8

1. Depois de 1960 segue-se uma lista dos 4 maiores terramotos da história:

a) 22 de Maio de 1960, no Chile, 9,5 graus na escala Richter.

b) 28 de Março de 1964, Alasca – EUA, 9,2 graus na escala Richter.

c) 26 de Dezembro de 2004, Sumatra, 9,1 graus na escala Richter.

d) 11 de Março de 2011, Japão, 9,9 graus na escala Richter.

2. Quem analisa, percebe que a quantidade e intensidade dos terramotos atuais nunca foram sentidas antes na história.

3. Depois disso os terramotos deveriam servir para sacudir os seres humanos de todos os lugares, a fim de que acordem da letargia espiritual em se encontram.

III. GRANDE AUMENTO DA MISÉRIA – Mateus 27:7-8

1. Com o aumento da população mundial automaticamente aumenta a fome e a miséria das pessoas em todos os lugares. O nosso planeta está a ficar lotado. A população mundial deve chegar aos 7 biliões em meados do 4 trimestre de 2011, de acordo com um relatório da ONU. A maior parte desse crescimento acontece nos países mais pobres da Ásia e África. A população mundial atingiu os 6 biliões em 1999. O primeiro ponto da agenda do G.20 é a economia. O segundo é a alimentação: questiona-se que mais 90% da população terão que eliminar a palavra “jantar”

2. Com o aumento da população mundial, em 2009 a fome alcançou um recorde histórico com 1,2 milhões de pessoas passando fome. A cada 24 horas mais de 100.000 pessoas morrem de fome no mundo. Dos quase 7 biliões de habitantes mais de 4 biliões vivem abaixo da linha de pobreza.

3. Com o aumento da fome física deveria aumentar a fome espiritual de cada pessoa que vive neste mundo que vai de mal a pior. IV. GRANDE CRESCIMENTO DE EPIDEMIAS EVIDENCIA


O FIM DO MUNDO – Mateus 24:7-8

1. Com a destruição causada pelas guerras e pelos terramotos e tsunamis aumenta grandemente as epidemias: “Nação contra nação”: v. 7

a. É verdade que este texto refere em particular o período 31 a 70 d.C., como um período de calamidades. Estas palavras do Senhor cumpriram-se literalmente na queda de Jerusalém. Certamente que as pestes, terramotos, vulcões como o que atingiu no ano 69 Pompeia, foram seguramente, entre tantas outras calamidades avisos que o Senhor deixou para que o Seu povo tivesse prevenido. O versículo 8, refere que seriam o “princípio das dores”. Õdin, dor de parto. Como seriam e serão estes acontecimentos a cumprirem-se no final do tempo?

b. Uma pandemia é uma epidemia que se espalha à escala global, podendo causar a morte de milhões de seres humanos. A maior pandemia da história foi o surto de Influenza, conhecido por gripe espanhola, que ocorreu no final da 1ª Guerra Mundial e que matou entre 20 e 40 milhões de pessoas, consoante as estimativas.

A vulnerabilidade da população, subnutrida e enfraquecida pela guerra, as más condições de higiene nas trincheiras e o acréscimo de mobilidade das tropas aliadas em 1918, facilitaram a propagação de um (provavelmente) novo vírus da gripe, que se espalhou rapidamente pelo mundo inteiro, apesar das medidas de prevenção tomadas imediatamente por muitos governos.

c. O pânico gerado pela questão nuclear no Japão está a alertar a atenção das autoridades de uma possível crise humanitária, que pode envolver as mais de 452 mil pessoas que estão a viver em abrigos temporários.

d. Assim como foi antes do ano 70, acontecerem todos os sinais. Há crentes que pensam que o que se está a passar é uma “onda que replicará pelo mundo.”

e. O Governo brasileiro mobilizou cerca de 600 militares em consequência do temporal para resgatar da zona serrana do Rio de Janeiro, dos escombros, vivos, feridos e mortos, muitos cadáveres ficaram debaixo da lama em consequência mais uma devastadora epidemia Dengue.

f. Poluição dos mares e oceanos: o mar foi desde sempre considerado como um vazadouro natural e durante milénios os ciclos biológicos asseguravam em larga medida a absorção dos dejetos e a purificação das águas. Atualmente, graças à sociedade industrializada e ao mundo militarizado, chegamos a um estado de desequilíbrio do meio marinho. Nele atuam diversos fatores químicos, físicos e biológicos. O mar possui uma grande capacidade de autodepuração e constitui um meio pouco favorável ao desenvolvimento da maioria dos germes patogénicos. Contudo, o lançamento incontrolado de águas utilizadas, provenientes de zonas urbanas, e os resíduos industriais tornaram as águas costeiras num meio propício ao desenvolvimento de microrganismos patogénicos.

2. Com o aumento da população e da pobreza aumenta as mais variadas epidemias, doenças e enfermidade de toda espécie.

3. Com o crescimento das epidemias e pestes as pessoas deveriam aguardar com mais intensidade a vinda de Cristo, o qual virá retirar os salvos deste Planeta que está em ritmo acelerado de destruição.

CONCLUSÃO:

1. Esses são o final da dores: A vinda de Jesus está a eclodir: Tito 2:13 “aguardando”, “esperar, “estar na expectativa”. Paulo incentiva os membros da igreja dirigida por Tito, Creta, para que vivam como representantes de Jesus Cristo. Há razões para isso a dádiva da vida eterna; por isso, a vida diária deve estar em harmonia com o anelo do cristão sobre a iminente vinda de Jesus.

2. Assim como Simeão foi recompensado quando contemplou Jesus (Lucas 2:25) porque “esperava” como nós cristãos esperamos e sentiremos em breve o máximo gozo ao sermos testemunhas da segunda vinda de Jesus.

3. A esperança da vinda de Jesus é o grande incentivo dos crentes face a todas as vicissitudes da vida. Os momentos escuros, o desânimo, a desilusão, a dor própria da condição humana são superadas pela esperança cristã da segunda vinda. O grande Senhor do Universo vier segundo a sua promessa; João 14:1-3. 2. Esses sinais são apenas o princípio das dores: Jesus assim declarou para que não esperemos um tempo de paz e tranquilidade antes do retorno do Príncipe da Paz. Esses sinais são apenas o princípio das dores: Jesus assim declarou a fim de que não coloquemos nosso foco nos sinais, mas n´Aquele que é maior do que os sinais, e num evento que é maior do que qualquer tragédia:

A SEGUNDA VINDA DE CRISTO!

1. Estudemos mais a Bíblia para conhecer vigiando os sinais d´Aquele que vem sobre as nuvens com poder e grande glória (Mateus 24:30).

2. Estudemos e conheçamos melhor os planos de Deus para o fim do mundo.

3. Estudemos as profecias com atenção, oração e humildade a fim de que o Espírito Santo impressione o nosso coração e transforme a nossa vida

PALAVRA DE HOJE.

IRAI-VOS E NÃO PEQUEIS

1. "Prossigo para o alvo, para o prémio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." Filipenses 3:14
Nota. Vejamos algumas posturas, atitudes e hábitos cristãos que devem ser adotados na nova vida, pois quem está em CRISTO nova criatura é. Como nova criatura, somos representantes de JESUS CRISTO, que além de ser um grande privilégio e honra é de grande responsabilidade. Neste versículo abaixo, o apóstulo Paulo escreveu:

2." E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." 2 Coríntios 5:17
Nota: As coisas antigas já passaram, o passado ficou no passado, eis que tudo se fez novo, nova vida, novas perspectivas, novo homem, tudo novo. E agora temos o principal: DEUS conosco, guiando, orientando, modificando para aperfeiçoamento através de nosso SENHOR JESUS CRISTO.
————————————————————————————-
Nota: Esta questão de passado, presente e futuro deve ser bem resolvida, pois o inimigo utiliza de facto o passado, e pretende que tenhamos perspectivas falsas do futuro. Ele criará dificuldades para impedir o presente crescimento na vida de qualquer Cristão, porém, como nova criatura em CRISTO, o crente não deve temer o inimigo, pois o sangue de JESUS já nos lavou dos nossos pecados. Mas às vezes surge aquela recordação (algum erro passado) que magoa, acusa, e isto nada mais é do que um dardo inflamado do inimigo para atormentar e impedir de prosseguir, portanto não devemos aceitar esses pensamentos, mas antes, repreendê-los em oração e buscar a PALAVRA DE DEUS para nos confortar e edificar. Muitas vezes ficamos apreensivos e ansiosos com o futuro, mas devemos ficar tranquilos, pois o futuro pertence somente a DEUS e só poderemos escrever um bom futuro vivendo o presente conforme a vontade de DEUS, esquecendo o passado, não ansiando o futuro, mas antes vivendo o nosso presente praticando os ensinamentos da Bíblia.

3. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão. Filipenses 3:13
————————————————————————————-
4. "Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar." Colossenses 3:8

5. "Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira." Efésios 4:26

6. "Nem deis lugar ao diabo." Efésios 4:27

Nota: A Bíblia exorta a não darmos lugar ao diabo, pois quando damos lugar ao mesmo, estamos abrindo uma porta e permitindo que ele nos faça mal. Toda a ira, maldade, perversidade, seja em pensamentos, atitudes ou em palavras, acontece quando damos lugar ao diabo, e principalmente quando entramos em atrito com as pessoas, que na maioria das vezes, ocorre por motivos banais, que acabam se tornando uma grande contenda.
————————————————————————————-
7. "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." Filipenses 4:8
Nota: Nem tudo que pensamos fazemos mas tudo que fazemos pensamos, ou seja, nem tudo o que temos vontade de fazer, fazemos, mas tudo o que fazemos, antes tivemos que pensar, pois todas as nossas palavras, atitudes, escolhas, são executadas a partir da nossa mente com inteligêngia e livre arbitrío como DEUS nos deu, mas nem sempre fazemos as escolhas certas, pelo contrário, só aprendemos quando “batemos com a cabeça na parede”. Mas hoje, temos DEUS através de nosso SENHOR JESUS CRISTO para nos guiar e interceder por nós. Todos os ensinamentos que precisamos encontram-se na PALAVRA DE DEUS e todos os nossos pensamentos devem ser verdadeiros, puros, justos, respeitáveis, amáveis, bons; colocar o conhecimento em prática e olhando para DEUS em primeiro lugar e depois ao nosso próximo, servindo de testemunho e exemplo de cristãos genuínos e irrepreensíveis.
————————————————————————————-
8. “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2
Nota: A cada dia vemos como os tempos estão piores, cada vez mais violência, maldade, falta de amor, valores morais perdidos, injustiça e uma série de perversidades que vem assolando todo o mundo, porém, não nos devemos conformar com este tempo, pelo contrário, pois como somos Luz nesse mundo que jaz em trevas, devemos ser exemplo de cristãos, fazendo toda a diferença como testemunho de vida nos edificando e ganhando mais vidas perdidas para CRISTO (livrando-os da morte eterna ou segunda morte) libertando os cativos dos cativeiros através da PALAVRA DE DEUS, fazendo assim, tudo o que é justo, bom e agradável a DEUS cumprindo a SUA vontade, pois, quando cumprimos a Sua vontade e o Seu propósito tudo ocorre perfeitamente, como está escrito:

9. “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Romanos 8:28
————————————————————————————-
10. “Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” Isaías 55:9
Nota: Pois como diz a Bíblia, que, os caminhos de DEUS são mais altos que os nossos caminhos e os pensamentos de DEUS são mais altos que os nossos pensamentos, devemos estar sempre atentos ao propósito e vontade DELE, porque fomos pré-destinados a filhos de DEUS antes da fundação do mundo e a Graça e Misericórdia nos foi dada, não para ficarmos estáticos e inertes, mas para cumprirmos a Sua vontade, como JESUS cumpriu a vontade do PAI CELESTIAL, com toda alegria em verdade e espírito. Muitas vezes não compreedemos porque certas coisas acontecem nas nossas vidas ou porque coisas que planeamos não resultam, mas DEUS trabalha numa esfera espiritual bem acima da nossa e sabe o que é melhor para nós, pois muitas vezes quando pensamos que algo deu errado, na verdade o que aconteceu foi um livramento, ou até mesmo DEUS não permitiu que se cumprisse por ter algo muito melhor mais à frente, porque Ele tem sempre o melhor para todos nós. E DEUS age na hora certa, pois sempre está à frente de tudo e todos os Seus planos nunca poderão ser frustrados e a Sua vontade prevalece sempre.
————————————————————————————-
11. “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.” 2 Coríntios 4:16

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação.” 2 Coríntios 4:17

“Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” 2 Coríntios 4:18
Nota: Jesus renova-nos no interior e é importante não murmurar, as tribulações são temporais e produzem crescimento, atentando sempre para as coisas que se não vêem que são as espirituais, porque as que se vêem vão passar pois são carnais e toda a carne irá expirar, mas o espírito irá continuar pois é eterno e cabe a nós semear para o espírito, pois quem semeia na carne, da carne colherá corrupção, mas quem semeia para o espírito, do espírito colherá vida eterna através do nosso SENHO JESUS CRISTO.
————————————————————————————-
Hoje vimos:
Que somos novas criaturas e que tudo se fez novo;
Que devemos prosseguir para o que está diante de nós (JESUS CRISTO);
Que não devemos dar lugar ao diabo;
Que os nossos pensamentos devem ser de acordo com a PALAVRA DE DEUS, pois através deles é que iremos efetuar nossas ações;
Que não devemos nos conformar com esse tempo, que devemos fazer a nossa parte e confiar em DEUS;
Que DEUS está sempre a nossa frente e que ELE sempre tem o melhor para nós;
E que devemos sempre semear para o espírito que é eterno.
 
“Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.” João 14:2