sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O ÚLTIMO PROFETA ELIAS


Há uma afirmação no livro do Apocalipse um tanto ou quanto surpreendente, é a seguinte: “Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam a PALAVRA  de Deus e a fé em Jesus.” (Apoc. 14:12)
Quer estudar comigo este assunto? Seremos surpreendidos pelo Espírito Santo, mas que importa? É isso que nós queremos não é verdade, ser surpreendidos? Vamos então procurar a chave deste verso na Bíblia.
1. Encontramos no Antigo Testamento uma referência feita a Elias pelo Senhor através do profeta Malaquias, diz assim: “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.” (Malaquias 4:5)
Nota: Esta profecia induziu muitos judeus dos tempos posteriores a esperarem o profeta Elias em pessoa à terra (cf. 1:21). No entanto, esta é uma profecia que refere alguém que deve vir “no espírito e poder de Elias” (Lucas 1:17). Ou seja, pregaria uma mensagem similar à de Elias.
2. Antes de Jesus ter sido baptizado, apareceu alguém “no espírito e poder de Elias”?
“10 Perguntaram-lhe os discípulos: Por que dizem então os escribas que é necessário que Elias venha primeiro?
11 Respondeu ele: Na verdade Elias havia de vir e restaurar todas as coisas;
12 digo-vos, porém, que Elias já veio, e não o reconheceram; mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim também o Filho do homem há de padecer às mãos deles.
13 Então entenderam os discípulos que lhes falava a respeito de João, o Batista.” (Mateus 17:10-13).
Nota: Os discípulos acreditavam como todo o judeu que Elias viria antes do Messias, tinham porém visto a transfiguração de Jesus. Este ladeado por Elias e Moisés. Perguntam a Jesus: “Por que dizem então os escribas que é necessário que Elias venha primeiro?”
Jesus refere que isso já aconteceu e eles entendem que João Baptista era o profeta anunciado por Malaquias (ver Mat. 11:14).
3. Quem foi Elias?
“17 E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu, perturbador de Israel?
18 Respondeu Elias: Não sou eu que tenho perturbado a Israel, mas és tu e a casa de teu pai, por terdes deixado os mandamentos do Senhor, e por teres tu seguido os baalins.” (1ª Reis 18:17,18).
Nota: Israel apartara-se de Deus, esqueceu-se de Seus mandamentos e entregar-se à idolatria. Jezabel, mulher de Acabe, ímpia e idólatra, que destruíra os profetas do Senhor (v.4), estava mantendo centenares de profetas de Baal, e buscava Elias para o matar. Elias orou para que houvesse fome na Terra, e disse a Acabe: “Vive o Senhor Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra” (1ª Reis 17:1). A mensagem de Elias era um convite para o arrependimento e obediência aos mandamentos de Deus.
4. Que proposta clara fez Elias a todo o Israel?
“21 E Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o. O povo, porém, não lhe respondeu nada.” (1ª Reis 18:21).
Nota: O povo de Israel estava numa encruzilhada. Ou recusariam Deus para sempre, o Deus que os tinha estabelecido como SEU povo, um povo separado, ou aceitariam o deus Baal como amo e senhor. Se Jeová é Deus, era a Ele que deveria ser adorado. Se Baal era Deus, então era Baal que deveria ser obedecido. Elias apresentou esta exortação e deixou o povo escolher.
Convido os meus amigos a lerem na vossa Bíblia até ao verso 38 para melhor compreender o que está em cena.
No verso 39 lemos “Quando o povo viu isto, prostraram-se todos com o rosto em terra e disseram: O senhor é Deus! O Senhor é Deus!”
5. Qual foi o assunto principal de João Batista?
“Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos Céus.” “Produzi frutos dignos de arrependimento.” (Mateus 3:2 e 8).
6. Qual foi o resultado da mensagem proclamada por João Batista?
“5 Então iam ter com ele os de Jerusalém, de toda a Judéia, e de toda a circunvizinhança do Jordão,
6 e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.” (Mateus 3:5-6).
Nota: Houve genuína operação de arrependimento e reforma. João não se satisfazia com uma mera profissão de religião. Dizia aos fariseus e saduceus que buscavam o batismo, que produzissem “frutos” dignos de “arrependimento.” Queria ver a religião na vida, no coração e no lar. Assim preparou um povo para o primeiro advento de Cristo.
7. Completou-se totalmente a profecia de Malaquias em João Batista?
“1 Pois eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como restolho; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo.
5 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.” (Malaquias 4:1 e 5).
Nota: “Pois eis que aquele dia vem ardendo...(v.1) “enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.” (v.5). João Batista cumpriu no espírito de Elias a proclamação relacionada com o primeiro aparecimento de Jesus. Este texto do profeta Malaquias tem uma segunda aplicação que está no futuro. Por conseguinte, o trabalho feito por João Batista no primeiro advento de Cristo, não pode ser tudo quanto contém a profecia referente ao envio do profeta Elias. Deverá, pois, haver outro e maior cumprimento da profecia anterior ao segundo advento de Cristo, para preparar ou aprontar um povo para esse grande acontecimento.
8. Que mensagem encontramos antes do nosso texto inicial (Apoc. 14:12)?
“6 E vi outro anjo voando pelo meio do céu, e tinha um evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra e a toda nação, e tribo, e língua, e povo,
7 dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
8 Um segundo anjo o seguiu, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição.
9 Seguiu-os ainda um terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na fronte, ou na mão,
10 também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se acha preparado sem mistura, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.”
Nota: Tal como as mensagens de Elias e João, esse é um convite ao arrependimento e reforma – um apelo para o abandono do culto falso e idólatra, e para a volta a Deus e ao culto d´Ele e d´Ele só. A primeira parte desta tríplice mensagem aponta para o Deus verdadeiro Criador, em linguagem muito semelhante à encontrada no quarto mandamento, ou mandamento do sábado. Esta é a mensagem que deve ser, está sendo pregada ao mundo agora. Os que proclamam estas mensagens são o Elias para este tempo, assim como João e seus auxiliares o foram ao tempo do primeiro advento de Cristo.
9. Como é descrito o povo que é formado pela tríplice mensagem aqui apresentada?
Nota: Leia outra vez o verso inicial. Você tem  guardado a palavra de Deus e tem a fé viva em Jesus?
Esses são os que estarão preparados para encontrar a Jesus, quando vier. Atenderam ao convite de Elias para o arrependimento e a reforma. Interessaram-se não somente por sua própria salvação, mas pela salvação dos seus amigos e parentes. Por essa menagem, o coração dos pais se volta para os filhos, e o coração dos filhos para seus pais. Um se interessa pela conversão e salvação do outro. Haverá pouca segurança no coração de quem não cuida dos interesses eternos dos seus entes queridos. Quando esta mensagem tenha feito o seu trabalho, Deus ferirá a Terra com maldição; cairão as sete últimas pragas, prenunciadoras do grande dia do Senhor.
Deus o/a abençoe e confesse a  Jesus e os Seus mandamentos e torne-se um discípulo agora. Ficar em silêncio, não é bom sinal! Desça o Espírito Santo sobre sua vida  e queime o lixo que deve ser queimado e Jesus reine Soberano no nosso coração. Amem.
ame, ame ao proximo mesmo que ele seja diferente, ser iferente e normal, e Deus sabe disso.
 
divilgue esse estudo, Deus que falar com seus amigos tambem.