Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. Josué 24:15
1. Em primeiro lugar ele usa o pronome pessoal “Eu”. Temos aqui a firme decisão de um líder e pai responsável. É muito fácil pedir às pessoas que façam sem que, necessariamente, eu esteja envolvido na ação. Estamos em uma sociedade onde os pais transferem a educação de sua família a terceiros. Um pai comprometido, que pensa no exemplo que deveria dar aos filhos, é o primeiro que se coloca na brecha quando Deus busca um homem para que O sirva (Isaías).
2. Em segundo lugar, envolve a “minha casa”. É interessante notar que Josué tomou a decisão por sua família naquela ocasião. Isso revela que ele conhecia muito bem sua esposa e filhos. Não temos de perguntar muito para saber que Josué tinha uma família que o respaldava em tudo. Ele pôde dizer isso porque conhecia a fidelidade da esposa amada e a obediência dos filhos para com ele e para com Deus. Será que suas palavras não revelam uma posição “machista” que diz que “em minha casa quem manda sou eu”? Não, sua resposta é o fruto do consenso e do viver diário. Um pai que pode dizer “eu e minha casa”, quando se refere aos valores espirituais, está seguro dos princípios que semeou.
3. Em terceiro lugar, fala do objeto de sua decisão – “serviremos ao Senhor”. Esta decisão revela a importância de se ter uma família cristã. Ter um lar onde todos estejam envolvidos no serviço ao Senhor. Josué reconhecia que não era suficiente somente ele permanecer fiel a Deus. Ele sabia que sua família podia cair nas mesmas redes da idolatria a que Israel era propenso. A decomposição da família – falamos da família cristã – segue sendo uma realidade que nos fere muito. A falta de unidade entre os pais faz com que os filhos sirvam a outros “deuses”.
Assim como a família é a força da sociedade, o pequeno grupo é a força da igreja para este tempo, onde necessitamos unir as famílias da igreja em um estilo de vida. Os Pequenos Grupos contribuem para isso pois ali o Espírito Santo atuará unindo corações e fortalecendo a comunidade.Concerteza se voce deixar Deus trabalhar em sua vida uma fonte de Agua viva nascera sobre voce e sua casa. Pense nisto.
Jorge Benny Castilho.