sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011


PEZINHO PRA FRENTE, PEZINHO PRÁ TRAS

Quem nunca ouviu esse refrão?
“Pezinho pra frente, pezinho pra trás” é um refrão muito conhecido que, ao que me consta, surgiu em um quadro de um determinado programa humorístico.
O anglicano Carlos Eduardo B. Calvani usa esse mesmo refrão ao escrever “Reflexões sobre o Ecumenismo” para uma das edições da revista “Via Teológica”. Nesse artigo ele destaca que nem bem um acordo ecumênico foi firmado e uma das partes já o está descumprindo. É um passo pra frente e outro pra trás.
Infelizmente, muitas vezes e em muitos casos, em nossa vida cristã, o mesmo refrão, se usado, não é mal aplicado. Ao contrário, é muito bem aplicado.
Não são poucos de nós e não são poucas as ocasiões em que, após caminharmos alguns passos pra frente em nossa vida cristã, retrocedemos esses mesmos passos (quando não mais do que esses).
Já conheci alguns e já ouvi falar de muitos que conseguiram chegar bem alto na escalada cristã e se permitiram “despencar” lá de cima, chegando até ao fundo.
Aos Gálatas Paulo teve que repreender: “Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho... Ó insensatos gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi já representado como crucificado?  Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?  Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?” (Gálatas 3:1-3)
Aos Coríntios Paulo exortou: “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia.” (1 Coríntios 10:12 RC)
Jesus disse que há necessidade de estarmos vigilantes. Temos que vigiar e orar porque, ainda que o espírito esteja fortalecido, a carne é fraca.
Pedro assim se expressou: “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (1 Pedro 5:8 RC)
A vida cristã de muita gente é parecida com a de alguém que luta com uma dieta para emagrecer: um ciclo vicioso de perda e ganho de peso. No caso do cristão, um ciclo vicioso de ascensão e queda, de passos pra frente e passos pra trás.
Como está a SUA vida cristã atualmente? Você está ascendendo ou despencando? Você está dando passos para frente ou para trás? Ou será que você está fazendo as duas coisas: um passo pra frente e outro pra trás?
Alguém pode responder que está “parado”. Mas parado, amados, na vida cristã, ninguém fica. Quando não se está indo adiante, ainda que bem devagarzinho, automaticamente se está “indo” para trás
Que Deus nos ajude para que desse refrão: “pezinho pra frente, pezinho pra trás”, faça parte de nossa vida apenas a primeira parte.
“... deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta,  olhando para Jesus, autor e consumador da fé...” (Hebreus 12:1-2 RC)

Deus contigo sempre.