quinta-feira, 3 de março de 2011

A VOLTA DE JESUS E O ARREBATAMENTO - SEGUNDA VINDA

O nosso estudo de hoje é acerca da segunda vinda de Jesus. Ficaremos a saber como é que Ele vai voltar. Vamos começar com uma oração (Ore), faça uma pequena prece, suplique a paz de Jesus e a compreensão que o Espírito está pronto a dar. Deus nos abençoe neste precioso estudo das Sagradas Escrituras.

Os primeiros textos encontram-se em Mateus 24:3-5: (confira na sua Bíblia)
“3 E estando Ele sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a Ele os seus discípulos em particular, dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da Tua vinda e do fim do mundo.
4 Respondeu-lhes Jesus: Acautelai-vos, que ninguém vos engane.
5 Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; a muitos enganarão.”
Jesus disse que temos de ter cuidado para não sermos enganados com relação à Sua vida.

Agora vamos ler em Mateus 24:23,24:
“23 Se, pois, alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo aí! não acrediteis;
24 Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.”
Estes enganos serão muito convincentes. A grande maioria das pessoas será enganada. Só os próprios escolhidos escaparão. O termo “escolhidos” refere os que deixam que “o colírio, unja os olhos, para verem”. Só uma pessoa dirigida pelo Espírito do Senhor pode discernir “ver” o que é falso e o que é verdadeiro, porque ambos são muito semelhantes. Um amor genuíno pela Verdade e a diligência em obedecer a todas as instruções que Deus nos dá para este dias, são a única protecção possível contra os enganos do inimigo.
Nota: Alguma dúvida que tenha ou uma simples questão de esclarecimento escreva para o meu EMAIL pastorjorgecastilho@hotmail.com Quero dizer-lhe se chegou aqui, seguramente é uma pessoa que ama a Jesus e a Sua Palavra, nestas circunstâncias, não hesite em escrever. É verdade, dedico algumas horas da noite a este ministério, essa a razão de só responder a casos pontuais.

Jesus continua a dizer-nos como é que Ele vai voltar: Mateus 24:26,27:
“26 Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto; não saiais; ou: Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis.
27 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem.”
A Sua vinda encherá o céu assim como o relâmpago se vê de horizonte a horizonte.

Marque Mateus 24; voltaremos a este texto. Vamos ver quantos o verão já que Ele vai encher o céu. Diz em Apocalipse 1:7 “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o trespassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.”
Ele vem com as nuvens e “todo o olho o verá.”

Volte a Mateus 24. Jesus diz a mesma coisa aí.
Mateus 24:30 “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.”
Ele vem com “poder e grande glória.”

Esta “glória” é confirmada nos versículos seguintes de Mateus 25:31:
“31 Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
32 E diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.”
Repare que estas duas passagens encontram-se no capítulo 25 e reafirmam o que diz capítulo 24 e Apocalipse 1:7. Leia outra vez Mateus 25:31 e veja a ênfase colocada sobre “todos os anjos” vêm com Ele. A Bíblia diz que o número de anjos não pode ser contado (Hebreus 12:22). Um anjo era tão brilhante e majestoso que provocou o desmaio de 100 soldados endurecidos pela guerra (Mateus 28:2-4). Consegue imaginar como todo o céu ficará brilhante e glorioso, repleto com TODOS os anjos? Não que todo o olho o veja!

O que farão este anjos?
Mateus 24:31 (veja) “E ele enviará os seus anjos com grande clamor (som) de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.”
Eles reúnem as pessoas. Repare na trombeta.

Vamos ver outro texto onde está mencionada uma trombeta em 1ª Tessalonicenses 4:16,7
“16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
17 Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.”
Repare de novo na trombeta. As pessoas não vão apenas ver Jesus a voltar, também vão ouvi-l´O. Aqueles que morreram como cristãos ressuscitarão primeiro. Depois os cristãos vivos são arrebatados juntamente com eles. Encontramo-nos com o Senhor no ar, desta vez Ele não coloca o pé na Terra. Lembre-se que Jesus avisou que Satanás enviará falsos Cristos que aparecerão em diferentes partes do mundo e multidões irão reunir-se para os ver. Nós não devemos segui-los. Sabemos que quando Jesus voltar Ele não irá colocar os pés na Terra.

Nota: Isto é formidável! Estou encantado com estas promessas e com a transparência das Sagradas Escrituras. Só é confundido quem tiver um conhecimento muito superficial. Coisa que não gosto. E você?

Para onde iremos com Ele?
João 14:1-3 (seguramente já conhece estas passagens de memória),

“1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.
3 E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”
Para onde Ele tem estado. Onde está Jesus agora? No Céu, na “casa do Pai”, então, Jesus vai levar-nos para casa do Pai. É normal, se somos filhos de Deus, é bom saber onde mora o Pai. Aqui já lhe estou a dar uma indicação clara. Qual é?
Se vamos à casa do Pai, será para a conhecer e estar lá algum tempo e depois voltarmos para a nossa casa, Jesus disse: “Os mansos herdarão a terra.” Sabe onde está esta passagem?

O que acontece àqueles que não seguem a Jesus?
Muitas pessoas me colocam esta questão, não é fácil responder. Vamos então à Bíblia em 2ª Tessalonicenses 1:7-10
“7 E a vós, que sois atribulados, alívio juntamente connosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo,
8 E tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus;
9 Os quais sofrerão, como castigo, a perdição eterna, banidos da face do senhor e da glória do seu poder,
10 Quando naquele dia ele vier para ser glorificado nos seus santos e para ser admirado em todos os que tiverem crido (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós).”
Enquanto Jesus está a ser glorificado pelos Seus santos, aqueles que não obedeceram ao evangelho são destruídos pelo esplendor da Sua glória que, para eles, é um fogo consumidor.

Nota: Vou dar-lhe um conselho. Se quiser parar o estudo aqui, pare e recomece amanhã, ou então, faça copy e paste e leia amanhã calmamente, são estudos longos e muito aprofundados. Estou a escrever como se fosse para mim, cada um deve gerir as suas capacidades. Mas por favor não perca este assunto. Se perde este tema, não vai compreender bem os anteriores nem os seguintes.

Parou?
Continua?

Como será este fogo? Leia 2ª Pedro 3:10 “Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas.”
Imagine como será o aspecto da Terra, “e os elementos, ardendo, se dissolverão”. Está a ver a dimensão deste acontecimento. Deixe-me partilhar consigo o seguinte: Deus é um Deus de misericórdia, Ele deu o Seu Filho Unigénito “para que todo aquele que n´Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Deus não pode permitir que esta terra continue a ser para sempre morada do pecado, o que será destruído é o pecado, a terra será por sua vez purificada. Na verdade não faria muito sentido se assim não fosse. O pecado e o seu originador não podem subsistir para sempre. Os pecadores que estarão envolvidos nesta purificação, são pecadores que não aceitaram a justificação ou seja, a morte de Jesus em lugar do pecador.

Continuemos o nosso estudo. Qual será o aspecto da Terra nesta altura? Eis o que diz Jeremias 4:23-27.
“23 Observei a terra, e eis que era sem forma e vazia; também os céus, e não tinham a sua luz.
24 Observei os montes, e eis que estavam tremendo; e todos os outeiros estremeciam.
25 Observei e eis que não havia homem algum, e todas as aves do céu tinham fugido.
26 Vi também que a terra fértil era um deserto, e todas as suas cidades estavam derrubadas diante do Senhor, diante do furor da sua ira.
27 Pois assim diz o Senhor: Toda a terra ficará assolada; de todo, porém, não a consumirei.”
Vamos ler um pouco mais em Jeremias 25:30-33.
“30 Tu pois lhes profetizarás todas estas palavras, e lhes dirás: O Senhor desde o alto bramirá, e fará ouvir a sua voz desde a sua santa morada; bramirá fortemente contra a sua habitação; dará brados, como os que pisam as uvas, contra todos os moradores da terra.
31 Chegará o estrondo até a extremidade da terra, porque o Senhor tem contenda com as nações, entrará em juízo com toda a carne; quanto aos ímpios, ele os entregará a espada, diz o Senhor.
32 Assim diz o Senhor dos exércitos: Eis que o mal passa de nação para nação, e grande tempestade se levantará dos confins da terra.
33 E os mortos do Senhor naquele dia se encontrarão desde uma extremidade da terra até a outra; não serão pranteados, nem recolhidos, nem sepultados; mas serão como esterco sobre a superfície da terra.”
Creio que a leitura do texto sagrado é muito explícito. Os mortos nem serão enterrados. Não há ninguém para os enterrar. Todos os ímpios estarão mortos e os justos no Céu.

A Bíblia é muito clara acerca do que acontece quando Jesus voltar, não é? Reparou que em nenhum destes versículos menciona um arrebatamento secreto? Na realidade as palavras “arrebatamento secreto” nem estão na Bíblia. A Bíblia ensina que a volta de Jesus será vista por todo o olho, que os mortos em Cristo serão ressuscitados, os vivos que serão salvos encontrá-l´O-ão no ar, e os perdidos serão destruídos pelo esplendor da Sua volta. Isto não pode ser secreto, pois não? Vamos ver os textos que são citados para ensinar o arrebatamento secreto e ver o que eles realmente ensinam.

Imagino que esteja impressionado/a com o que se ensina fora da Bíblia, pode crer que surgirão “falsos Cristos” e “falsos ensinos”. Por isso deve comparar sempre os textos bíblicos uns com os outros.

Se não compreende alguma coisa, reaja, escreva-me e diga o que pensa, argumente contra ou a favor. Vivemos no tempo do fim e não devemos ficar no meio da linha parados e indiferentes, é hora de subir para o comboio – a verdade – seguir viagem com Jesus.

Agora vamos aos textos usados pelos seguidores dos “arrebatamento secreto”.

Mateus 24:37-41:
“37 Pois como foi dito nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
38 Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca,
39 E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos; assim será também a vinda do Filho do homem.
40 Então, estando dois homens no campo, será levado um e deixado outro;
41 Estando duas mulheres a trabalhar no moinho, será levada uma e deixada a outra.”

Este é um dos textos principais usados. O arrebatamento secreto ensina que uma pessoa será levada para o Céu e outra será deixada viva para ser enganada pelo anticristo e passar pelo tempo te tribulação. Mas será que é mesmo isto que estes versículos dizem? Vamos compará-los com Lucas 17:26,27:
“26 Como aconteceu nos dias de Noé, assim também será nos dias do Filho do homem. (vinda de Jesus)
27 Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e os destruiu a todos.”
Repare que Lucas regista a mesma história. Mas veja quem é que Lucas diz que será levado e quem será deixado quando Jesus vier. Em Mateus 24:39 lemos: “veio o dilúvio e os levou a todos.”
Isto está explicado em Lucas 17:27 da seguinte forma: “veio o dilúvio, e os consumiu a todos.” No tempo de Noé, e nos últimos dias, só existem dois grupos de pessoas: os que são salvos vivos e os perdidos que são levados pela destruição e deixados mortos. Jesus deixa isto bem claro quando responde à pergunta que os discípulos Lhe fizeram em Lucas 17:37:
“Perguntaram-lhe: Onde, Senhor? E respondeu-lhes: Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão também os abutres.”

Jesus diz que as águias (abutres) se reunião à volta dos corpos mortos dos perdidos. Definitivamente eles não são deixados vivos.

Vamos ver mais alguns versículos que nos dizem que o arrebatamento não é secreto e não acontece depois d aparecimento do anticristo e da tribulação.

2ª Tessalonicenses 2:1-4:
“1 Ora, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos-vos, irmãos,
2 Que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor estivesse já perto.
3 Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição,4 Aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus.”
Paulo diz a “vinda do nosso Senhor Jesus Cristo” não acontecerá “sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado.” (v.1 e 3). É muito claro. O arrebatamento não pode acontecer até haver uma apostasia na igreja, um afastamento da verdade e ser revelado o homem do pecado na igreja. Paulo entendeu a cronologia da profecia e que ao anticristo apareceria ANTES do arrebatamento.

Depois, se houver ainda alguma dúvida acerca do que acontece ao anticristo no arrebatamento leia em 2ª Tessalonicenses 2:8 “e então será revelado esse iníquo, a quem o Senhor Jesus matará como o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda.”
O anticristo é destruído pelo esplendor da vinda de Jesus. Esta é a mesma vinda descrita anteriormente em 2ª Tessalonicenses 1:7-10:
“7 E a vós, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo,
8 E tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus;
9 Os quais sofrerão, como castigo, a perdição eterna, banidos da face do senhor e da glória do seu poder,
10 Quando naquele dia ele vier para ser glorificado nos seus santos e para ser admirado em todos os que tiverem crido (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós).”
Esta destruição dos perdidos e do anticristo acontece “quando (Ele) vier para ser glorificado nos seus santos” (1:10). Quando Jesus voltar, o destino dos perdidos, e dos salvos já estará selado nesse momento.

Como podemos ter a certeza de que estamos preparados para ir para o Céu com Jesus? 2º Tessalonicenses 2.9-12
“9 A esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira,
10 E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos.
11 E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira;
12 Para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça.”
Temos de ter a certeza que amamos a verdade (esta é uma VERDADE PRESENTE, sabe o que significa a VERDADE PRESENTE?). Os perdidos são enganados pelo anticristo porque eles amam o seu pecado e o seu prazer na injustiça é maior do que o seu amor pela verdade. Deus irá proteger-nos se Lhe dermos o nosso coração, se O amarmos a Ele e à Sua verdade acima de qualquer outra coisa.

Eu quero este tipo de amor, e você? Vamos pedir a Jesus para nos conceder um amor por Ele que seja superior a tudo aquilo que nos possa impedir de caminhar na Sua verdade para que possamos estar prontos para a Sua breve vinda.

“O verdadeiro amor torna-nos livres, porque nos liberta das coisas e de nós próprios.”.
ore , ore muito, divulgue este estudo. "Deus contigo Sempre".