sábado, 7 de maio de 2011

entendendo a Graça de Deus. parte 4.


FILIPENSES VERSO A VERSO
1:10 – "Para que aproveis as coisas excelentes, a fim de que sejais sinceros, e sem ofensa até o dia de Cristo"
O amor crescente em nossos corações nos levará ao "pleno conhecimento" e a "todo discernimento" como foi expresso no versículo 9. Este mesmo amor crescendo a cada dia, nos levará a "aprovar" as coisas excelentes.
O verbo grego para "aprovar" é ‘DOKIMADZO" que significa "submeter a teste", "examinar", "provar" como se prova a genuinidade do metal das moedas.
No tempo antigo, quando o dinheiro corrente era somente a moeda, havia muita falsificação do metal das moedas, tanto na sua pureza, como também no peso. Naquele tempo, um homem honrado era aquele que só colocava em circulação moedas genuínas, na pureza e no peso do metal. Este homem honrado era chamado "DOKINOS" ou "aprovado".
A mesma palavra é usada em I João 4:1:
Em I Tess. 5:21 aparece a mesma palavra, e é uma exortação para que estejamos atentos e não aceitemos nada antes de um apurado exame à luz da Palavra de Deus.
"...As coisas excelentes"
"Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo." O sentido é o mesmo; o de colocar à prova, examinar, usando como base a Palavra de Deus."Mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom"
Não basta colocar à prova e examinar com profundidade todas as coisas. É preciso "provar", no sentido de "experimentar", ou buscar na prática as coisas excelentes. Em Romanos 12:2, a palavra "DOKIMADZO" é traduzida como "experimentar" a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
"E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."
Aquele que está crescendo em amor, naturalmente procura viver a "excelência" da vida cristã. A palavra grega para excelência é "DIAPHERO" e que significa "ser diferente". A idéia básica neste verso é algo destacado pela excelência, pelo valor e não, simplesmente por ser diferente. A tradução de Moffatt diz: "um sentido daquilo que é vital".
Sentido de "vital" ou "as coisas melhores" ou "o que é mais alto e melhor", é realmente o que significa "aprovar as coisas excelentes". O crente precisa ser diferente por buscar aquilo que é mais alto, aquilo que é melhor e espelhar na sua vida diária esta "excelência" de viver. Deus deseja fazer de cada um de nós pessoas comprometidas com a "Excelência" da vida cristã. Buscar as coisas excelentes é estar profundamente comprometido com a Palavra de Deus e seu Reino. Precisamos de lares de crentes que busquem a "excelência do viver cristão", e fujam da mediocridade e superficialidade na vida cristã.
Ilustração:
Ele sabe discernir entre o bem e o mal e por causa do amor, escolhe servir o bem e as coisas excelentes. Ele sabe discernir entre o que é vital e o que é de menos importância.
"Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas.." (II Cor. 4:18)
"Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra" (Col. 3:2)
Aprovar as coisas excelentes é a conseqüência natural quando se vive em amor, que é o
"
caminho sobremodo excelente" (I Cor. 12:31b).
Estatística demonstra que lares de crentes genuíno e comprometidos com a excelência, via de regra, dão origem a cristãos também comprometidos com a excelência. Clique aqui para ver detalhes da ilustração

Nenhum comentário: