quarta-feira, 4 de maio de 2011

"entendendo a Graça de Deus". 1 Parte.


FILIPENSES VERSO A VERSO 1:1 – "Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e diáconos" "Ora, espero no Senhor Jesus enviar-vos em breve Timóteo, para que também eu esteja de bom ânimo, sabendo as vossas notícias. Porque nenhum outro tenho de igual sentimento, que sinceramente cuide do vosso bem-estar." (2:19-20)"Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo" "Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo." (I Cor. 6:19-20)1:2 –"do qual fui feito ministro, segundo o dom da graça de Deus, que me foi dada conforme a operação do seu poder. A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar aos gentios as riquezas inescrutáveis de Cristo" (Ef. 3:7-8)
É esta mesma "graça" que tem justificado a todo aquele que crê.
 
É muito importante que observemos a ordem destas palavras: Primeiro vem a graça e depois a paz.
O mundo de hoje fala muito de "paz", mas quase nada de "graça".
Por isso, o que vemos hoje é que a "paz" é apenas discurso por falta da "graça" de Jesus nos corações.
 
O apóstolo deixa muito claro nesta saudação que a "fonte" tanto de graça como da paz é o soberano Senhor Jesus Cristo.
A Paz que Jesus traz é muito mais do que ausência de guerra ou aflições, pelo contrário, podemos ter paz em meio às aflições.
Nesta mesma carta ao final, o apóstolo fala de muitas aflições a que estamos sujeitos neste mundo; mas, fala também, de uma paz que excede a todo entendimento
"Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus" (Rom. 3:24)"Paz da parte de Deus""Também se ocupam em curar superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz." (Jer. 6:14)"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." (João 14:27)"...Da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo""Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus." (4:11,12,7).
A maneira de escrever carta era diferente de nossos dias. Normalmente, o nome de quem escreveu a carta vem ao final, mas no tempo de Paulo, o nome de quem enviava aparecia em primeiro lugar.
Paulo inclui o nome de Timóteo nesta saudação, mas não significa que Timóteo tenha sido co-autor da carta, mas era uma característica de Paulo identificar-se com seus colegas de ministério, na obra de Evangelização. Aliás, Paulo foi um grande e sábio líder que sabia, de fato, recrutar e envolver pessoas no trabalho do Senhor. Isso fica muito claro quando olhamos para a grande lista de colaboradores em suas saudações finais e agradecimentos no capítulo 16 de Romanos.
Esta referência carinhosa a Timóteo já estava preparando a igreja para receber a orientação e a ajuda que ele levaria numa visita próxima.
 
Era assim que Paulo gostava de ser chamado: "Servo" de Jesus. Escravos ("DOULOS") eram propriedade de seus senhores; homens e mulheres eram vendidos como objetos, como ferramentas.
Graças a Deus, hoje já não existe a figura do escravo sendo vendido como gado ou arado. Mas, Paulo não sentia vergonha em se dizer "propriedade" de Cristo e aplicou para si esta figura.
 
Nesta saudação, o apóstolo Paulo mostra que tudo que "somos" e "fazemos" se alicerça na "graça" de Deus, cuja fonte perene é Jesus. A palavra "graça" (CHARIS) aparece cerca de cem vezes nas 13 cartas de Paulo.
É, de fato, a graça de Deus que tem transformado o "perseguidor" num "perseguido" ministro.
"Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo."
                                                                                         

Nenhum comentário: