domingo, 26 de maio de 2013

MENSAGEM DE HOJE MUITO FORTE. SE O MEU POVO QUE SE CHAMA PELO MEU NOME.

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e
buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”. (2Cr 7. 14).

Introdução: A Bíblia é um livro de promessas, elas podem ser classificadas como promessas “condicionais” e “incondicionais”.

Exemplos:

1- Promessas Incondicionais: São aquelas que acontecerão independente de quaisquer circunstâncias ou ações humanas ex: (Jo14.1-3).  Isso vai acontecer independente de qualquer coisa.

Garantia: (Lc 21.33) Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar.

2 – Promessas Condicionais: São aquelas que estão condicionadas a algum tipo de proposta ou ações humanas. Exemplos:

2-1 - (Jer 29:13) -  E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
2-2 – (Jo 15.7) - Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

Condições impostas por Deus na promessa de 2Cr 7.14.

Obs. Essa é uma promessa feita exclusivamente a Israel (se o meu povo...), porém o principio básico que a envolve pode também se aplicar à igreja de hoje.

Principio básico da promessa: “Deus está sempre pronto a ouvir e atender aqueles que o busca com um coração quebrantado e contrito”. (Sl 51.17).

1- Condição: “Se Humilhar” Israel sempre visto por Deus como um povo obstinado e de dura cerviz: (Ex 33.3; 33.5; 34.9; Dt 9.6; 10.16; 31.27).

O que é cerviz? A nuca, parte posterior do pescoço – curvar a cerviz significa submeter-se, dar-se por vencido, se entregar, se render.

Cerviz dura: Significa soberba, arrogância, exaltação, altivez (Mq 2.3). “Portanto, assim diz o SENHOR: Eis que projeto mal contra esta família, do qual não tirareis a vossa cerviz; e não andareis altivamente, porque o tempo será mau”. (ARA).

Obs. Se humilhar aqui é reconhecer a sua fragilidade e total dependência de Deus, se render a Ele, se entregar sem esboçar nenhuma reação, significa literalmente “abaixar a cabeça”. Ex: (Lc 18.10-14).

Observar os seguintes textos: (Tg 4.4,10; 1Pe 5.5,6; Pv 11.2; 16.18; 29.23; Pv 29.1).

2 Condição: “Orar e buscar a minha face”

Deus não se acha por acaso, Deus se acha quando se busca! (Jr.29.13; Is 55.6) Veja o exemplo da igreja primitiva (At 2.42). O que dizer da igreja de hoje que não ora mais nem pra começar o culto?
Obs. O mau exemplo começa muitas vezes no púlpito!!!

3 – Condição: “Se converter dos maus caminhos” O que é conversão?

Definições: Mudança de forma ou qualidade, sem mudança de substância; Mudança moral para melhor; Mudança de uma proposição na sua inversa; inverter a rota.

Exemplo de maus caminhos:

3-1 – O mau caminho da inveja:

Definição: Desejo de possuir o que outro tem acompanhado de ódio pelo possuidor!

Exemplos:

1-1- A inveja de Raquel: (Gen 30:1) - VENDO Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro.
Tem gente fica doente de inveja, fica deprimido, quer morrer...! faça como Ana!

1-2- A inveja de Asafe: (Sal 73:3) - Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios.

1-3- A inveja de Caim: (1Jo 3:12) -  Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.

1-4- A inveja de Saul: (1Sm 18.5-9). Sua inveja o levou a atentar contra a vida de Davi.    

Obs. O invejoso tem dificuldade em cumprir (Rm 12:15) - Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram.  Ver (Pv 14.30).

3-2- O mau caminho da contenda:

3-2-1- E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos. (Gn 13:8).

3-2-2- O homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos. (Pv 16:28).

3-2-3- Lança fora o escarnecedor, e se irá a contenda; e acabará a questão e a vergonha. (Pv 22:10).

3-2-4- Sem lenha, o fogo se apagará; e não havendo intrigante, cessará a contenda. (Pv 26:20).

3-2-5- Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos. (Pv. 6. 16-19).

Conclusão: Em se tratando de promessas condicionais, se o homem está disposto a aceitar e obedecer às propostas (condições) de Deus, então Deus cumprirá suas promessas na sua vida. “Ouvira dos céus, perdoará os seu pecados e sarará a sua terra”.