terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Um mundo de paz, justiça e igualidade

Vendo tantos propósitos, ideais e ideologias sobre a criação de um outro mundo - um mundo de paz, justiça e igualidade - me levou mais uma vez a refletir sobre a mensagem que o Senhor Jesus pregou, sobre o Reino de Deus (também chamado do Reino dos Céus).
Desde então começou Jesus a pregar: Arrependei-vos, pois está próximo o reino dos céus. - Mateus 4:17
Depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, e dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho. - Marcos 1:14 e 15
Ele, porém, lhes disse: Também é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do reino de Deus, porque para isso fui enviado. - Lucas 4:43
Quando nós falamos sobre o Evangelho - a boa notícia - do Senhor Jesus, normalmente pensamos na mensagem sobre a Sua morte na cruz e ressurreição1 , a Sua propiciação (pagamento) pelos nossos pecados2. Pregamos sobe a necessidade de crer no Senhor Jesus3 e aceitá-lo com nosso Senhor e Salvador4.
Sem dúvida, tudo isso faz parte na mensagem, da Boa Notícia, porque é através do novo nascimento que nós entramos no Reino de Deus5, como Paulo explicou em Colossenses 1:12 a 14:
dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz, e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados.
Mas, a mensagem do Reino de Deus é mais do que apenas a mensagem sobre a salvação. O Senhor Jesus proclamou a presença do Reino, o fato que o Reino de Deus está presente hoje, e que nós podemos participar nele aqui, neste mundo:
Interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes: O reino de Deus não vem com aparência visível. Nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Ei-lo ali! porque o reino de Deus está dentro de vós. - Lucas 17:20-21
A lei e os profetas duraram até João. Desde então é anunciado o reino de Deus, e todo homem emprega força para entrar nele. - Lucas 16:16
Mas se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus. - Lucas 11:20
O que exatamente é o Reino de Deus e que é o significado da sua presença aqui neste mundo?
Sabemos através da Bíblia que Deus é o criador da terra e de tudo que existe. Ele é "o Rei de toda a terra"6, o "grande Deus, e grande Rei acima de todos os deuses"7. Porém, quando Ele criou este mundo, Ele o deixou aos cuidados das pessoas, dos seres humanos: "Os mais altos céus são do Senhor, mas a terra deu-a ele aos filhos dos homens"8.
Com a queda do homem no Jardim de Éden - o primeiro pecado, o primeiro ato de desobediência a Deus - essa autoridade, de "sujeitar a terra e dominar"9 foi entregue ao inimigo Satanás. Desde então, o "mundo inteiro jaz no maligno"10, motivo por ele poder mostrar ao Senhor Jesus "todos os reinos do mundo" e falar-lhe: "Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, pois a mim me foi entregue, e a dou a quem eu quiser"11.
A primeira vinda do Senhor Jesus mudou este cenário. Quando Ele veio anunciando que "O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo", Ele estava dizendo que Alguém maior que o inimigo estava presente, restaurando o reinado, o governo, de Deus nesta terra. Aqueles que cressem nesta mensagem serão "libertados do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus"12, assim se tornando cidadãos do Reino dos Céus: "Assim já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus"13. E o Reino de Deus - a extensão do Seu governo, o exercício da Sua soberania - se estendesse na terra, através das vidas que foram entregues ao senhorio do Rei Jesus.
Uma profecia do Antigo Testamento, em Isaías capítulo 9, mostra como o Reino de Deus veio com a primeira vinda do Senhor Jesus, mas crescerá e continuará eternamente:
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o principado está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento do seu governo e paz não haverá fim. Reinará sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto. - Isaías 9:6 e 7
A proclamação da presença do Reino é uma declaração de guerra contras as forças do maligno. O Senhor Jesus "se manifestou... para destruir as obras do diabo"14; Ele "andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele"15.
A salvação, a libertação e a cura são atos de guerra contra as obras do inimigo, contra seu reino. Estas obras confirmam a realidade do Evangelho, da proclamação da presença do Reino de Deus. O Senhor Jesus explicou que Ele expulsava demônios como prova do fato que Ele tinha vencido o "valente" Satanás e que o Reino de Deus tinha chegado16:
Os escribas, que tinham descido de Jerusalém, diziam: Está possesso de Belzebu, e pelo príncipe dos demônios expulsa os demônios. Assim Jesus, chamando-os a si, disse-lhes por parábolas: Como pode Satanás expulsar a Satanás? .... Ninguém pode roubar os bens do valente, entrando-lhe em casa, se primeiro não amarrá-lo. Então saqueará a sua casa. - Marcos 3:22-23,27
Há algo intrinsecamente subversivo sobre o Reino de Deus, que vem invadindo este mundo tenebroso, derrotando as forças de Satanás e trazendo a presença dos Céus aqui na terra. O Senhor Jesus descreveu o Reino como sendo "o grão de mostarda que... cresceu e fez-se árvore" e o "fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até que tudo levedou"17. O profeta Daniel o viu como sendo "uma pedra que... encheu toda a terra", "um reino que não será jamais destruído... mas esmiuçará e consumirá todos estes reinos, e será estabelecido para sempre"18.
Vemos, então, que mesmo que o Reino está presente neste mundo hoje, e está crescendo, ainda ele não chegou na sua plenitude. Hoje nós vivemos num campo de batalho, na cena de uma guerra entre o Reino de Deus e o reino do maligno. Somente quando o Senhor Jesus voltar, depois que "este evangelho do reino será pregado em todo o mundo"19, o Reino estará completo:
Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. Então virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder. Pois convém que ele reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo dos seus pés. - 1 Coríntios 15:23 - 25
Finalmente haverá um dia quando será proclamado que "Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre"20.
Porém, até então, nós já podemos viver neste mundo, nesta vida, como cidadãos do Reino de Deus. Podemos proclamar e presenciar a manifestação de Seu poder aqui, provar "os poderes do mundo vindouro"21, e ver "ter chegado o reino de Deus com poder"22. Podemos orar, como o Senhor Jesus nós ensinou, "venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu"23, e ver a manifestação do poder e da presença do Seu Reino, revelando-se através de salvações, libertações, curas, e sinais miraculosos. Também devemos trabalhar para promover este Reino, que "não é comida nem bebida" (rituais religiosos), "mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo"24.
Podemos proclamar e demonstrar, não somente que "um outro mundo é possível", mas que um outro mundo, um outro reino, já está aqui.
Pois o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder. - 1 Coríntios 4:20

Por Jorge Francisco de Castilho.