domingo, 8 de maio de 2011

10 MANDAMENTOS PARA A PAZ NA FAMÍLIA .

10 MANDAMENTOS PARA A PAZ NA FAMÍLIA

• Tenha fé e viva segundo a Palavra de Deus, amando-se a si mesmo e ao seu próximo.
• Confie em si mesmo, em sua família e ajude a criar um ambiente de amor e paz ao seu redor.
• Reserve momentos para brincar e divertir-se com a sua família pois as crianças aprendem brincando e a diversão aproxima as pessoas.
• Eduque os seus filhos através da conversão, do carinho e do apoio e lembre-se: quem bate para ensinar está ensinando a bater.
• Participe com a sua família na vida da Comunidade, evitando más companhias e diversões que incentivem à violência.
• Procure resolver os problemas com calma e aprenda com situações difíceis, buscando o lado positivo de todas as coisas.
• Partilhe os seus sentimentos com sinceridade dizendo o que pensa e ouvindo o que os outros têm a dizer.
• Respeite as pessoas que pensam diferentemente de si pois as diferenças são uma verdadeira riqueza para cada um e para o grupo.
• Dê bons exemplos pois a melhor palavra é a nossa maneira de ser.
• Peça desculpa quando ofender alguém e perdoe de coração quando se sentir ofendido, pois o perdão é o maior gesto de amor que podemos demonstrar.
 

10 SUGESTÕES PARA SER O EXEMPLO DO SEU FILHO

O Christopher foi criado por uma mãe solteira heróica. Quando ele tinha oito anos, o seu pai, alcoólico e consumidor de drogas, abandonou a sua esposa e os seus cinco filhos. O Christopher e os seus irmãos e as suas irmãs nunca receberam qualquer apoio financeiro ou emocional por parte do seu pai. Quando o Christopher se casou, encontrou um ambiente familiar completamente diferente. O seu sogro envolvia-se extremamente na vida dos seus filhos, investindo muito tempo e muita energia no seu relacionamento e concedendo-lhes apoio financeiro.
“Como nunca tive um pai” … diz o Christopher … “este homem tornou-se o meu modelo. Observei-o cuidadosamente – a forma como ele ouvia, como respondia, como ele se preocupava em estar
constantemente disponível para a sua família. Foi com ele que aprendi o que significava ser-se pai e agora os meus próprios filhos beneficiam, porque o meu sogro se tornou um exemplo excelente para mim.”
Esta história mostra, de forma eficaz, que um exemplo positivo tem uma influência a longo prazo na vida das crianças e pode conferir-lhes capacidades.
Todos os pais têm a oportunidade e o privilégio preciosos de proporcionar aos seus filhos exemplos positivos no que respeita ao viver de uma forma socialmente benéfica. São os pais, não um atleta, um actor, um político ou outra celebridade qualquer, que têm a maior influência sobre a vida do seu filho.
Esta verdade é reconhecida na Bíblia ao ordenar-se aos pais que moldem a vida emocional e espiritual dos seus filhos: “ E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as intimarás aos teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te” Deuteronómio 6:6,7.
Aqui ficam dez sugestões para o ajudar a ser o exemplo do seu filho.
1. Regue o que quer que floresça.
Se pretende que o seu filho demonstre naturalmente paciência, seja você mesmo uma pessoa paciente. Se pretende que o seu filho revele amabilidade, seja uma pessoa amável. E, se pretende que o seu filho seja honesto, seja uma pessoa honesta. Cultive aquilo que quer ver desenvolver-se no seu filho.
2. Ajude as crianças a remar contra a maré.
Faça-o, realçando, de forma clara e consistente, as virtudes encontradas na Bíblia, tais como “a justiça, a mansidão” (1 Timóteo 6:11). Estes valores são frequentemente considerados contrários à nossa cultura, mas, ainda assim, são profundamente necessários. Ensinar as crianças a remar contra a maré, enquanto são jovens, ajuda´-las-á a desenvolver força interior para percorrerem um caminho mais elevado quando forem mais velhas e não se disporem meramente a “ir atrás da multidão.”
3. Mostre respeito.
Se é pai, mostre respeito pelas mulheres. Se é mãe, mostre respeito pelos homens. Uma faz melhores coisas que os pais podem fazer pelos seus filhos é mostrarem amor e respeito um pelo outro.
4. Seja leal aos membros da família ausentes.
Infelizmente, nalgumas famílias, os membros não são leais uns aos outros. Isto torna-se evidente quando criticam e falam mal de outros membros da família nas suas costas, dizendo coisas como: “A minha mulher é tão forreta… Ela arrelia-se e preocupa-se com cada cêntimo gasto.” “O meu marido foi despedido a semana passada. Não compreendo porque é que ele não se defende.” “Estou tão desiludido com a minha filha. Fui chamado ontem ao conselho Directivo da escola porque ela foi rude com a professora.”
Quando os membros da família descobrem que foram alvo de tais mexericos, sentem-se ultrajados, traídos, incompreendidos, criticados e injustamente acusados. Tal deslealdade familiar transgride a instrução bíblica para as crianças: “Honra a teu pai e a tua mãe…” (Êxodo 20:12). Também transgride a instrução de Paulo para os pais: “E vós, pais, não provoqueis a ira aos vossos filhos, para que não percam o ânimo” (Colossenses 3:21). Uma boa regra a seguir é a de falar sempre acerca dos outros membros da família como se eles estivessem presentes.
5. Mostre às crianças que a família é a sua primeira prioridade.
A família deve ser o “evento principal”, não o “evento secundário”. “Sem dúvida que eu cometi a minha conta de erros enquanto pai”, refere o psicólogo e autor James Dobson. “Tal como milhares de outros homens do meu tempo, tive muitas vezes dificuldades em equilibrar a pressão da minha profissão com as necessidades da minha família.”
Quando o seu livro Dare To Discipline (Ouse Disciplinar), se torno um best-seller, Dobson foi inundado com milhares de pedidos de conselhos e de reuniões de esclarecimento. Na altura, ele era professor a tempo inteiro numa Faculdade de Medicina. “Não havia uma forma de lidar com esta súbita notoriedade”, diz. “Lembro-me de voar para Nova Iorque numa Quinta-feira à noite, fazer dezassete programas de televisão e dar entrevistas durante três dias e regressar ao trabalho na Segunda-feira de manhã. Foi esmagador.”
Apesar das incessantes solicitações, o Dr. Dobson conscientemente decidiu colocar a sua família em primeiro lugar. Ele abandonou o seu trabalho na Universidade, deixou de aceitar participar em sessões de esclarecimento, recusou-se a realizar viagens de promoção do seu livro, e iniciou um programa de rádio, que não requeria que viajasse.
“A proximidade de que usufruímos hoje (como família) deve-se à decisão de disponibilizar tempo para eles quando mais precisavam de mim”, diz ele.
“Eu podia muito facilmente ter cometido o maior erro da minha vida naquela altura.”
6. Promova a responsabilidade.
No livro Keeping Your Family Strong in a World Gone Wrong (Como Manter a Sua Família Forte Num Mundo Adverso), o Dr. Kevin Leman afirma que “uma das melhores formas de ensinar o que significa a responsabilidade, é você mesmo tornar-se responsável pelos seus próprios filhos”. Dê-lhes a liberdade para lhe dizerem quando é que acham que está a fazer algo de errado, injusto, sem amor.” A forma mais simples de o fazer é dizer claramente ao seu filho: “Se alguma vez me vires a falar algo de errado, cruel ou egoísta, quero que mo digas.” Apesar de tal atitude requerer muita coragem por parte dos pais, ao mesmo tempo fará com que se mantenham responsáveis. E isto porque os seus filhos vão sentir-se livres para lhe dizer: “Não foste muito simpático com o empregado”. Ou “Deixaste-me envergonhado à frente dos meus colegas.”
7. Seja activo na comunidade.
Mostre aos seus filhos que a vida espiritual e a saúde são importantes sendo activo na comunidade. Esteja presente. Envolva-se. Participe em algumas das muitas actividades que decorram na sua igreja. A sua participação activa na igreja é uma maneira de cumprir a ordem bíblica: “Instrui ao menino no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6).
8. Partilhe verbalmente os seus princípios com os seus filhos.
Fale frequentemente com os seus filhos sobre os valores que julga serem mais importantes e explique-lhes porque o são. Colin Powell, General do Exército aposentado e Diplomata, fê-lo. O seu filho Michael recorda que “o Patriotismo era um princípio importante que o meu pai instilou em mim. Mas não de uma forma mesquinha ou militarista, como possam pensar. Ele dizia-me que éramos abençoados por estarmos num local de oportunidades extraordinárias.
Fomos ensinados a amar verdadeiramente o sítio onde estamos e a sermos fortes apoiantes do país, dos seus objectivos, do seu passado, do seu futuro. Isto era especialmente significativo para o meu pai. Os seus pais abandonaram as Caraíbas e foram para Nova Iorque para dar à sua irmã e a ele uma oportunidade.”
9. Estabeleça um modelo eficaz de resolver conflitos.
Este conselho é concedido por Elisabeth Hartley Brewer, uma autoridade em relacionamento entre pais e filhos. No seu livro, Raising Confident Boys (Como Criar Jovens Confiantes), ela explica. “O conflito constante arruína os relacionamentos e afasta as famílias. Os filhos ficam profundamente marcados com os conflitos. O conflito familiar é a causa de muito desespero na adolescência, que se revela na depressão e no suicídio.”
Quando o conflito surgir, assegure-se de que reúne toda a informação, ouvindo cuidadosa e respeitosamente todos os lados envolvidos. Evite interromper alguém que esteja a falar, excepto em casos de necessidade de explicação. Nunca suba o tom da sua voz.
Hartley Brewer diz: “Resolver os conflitos de uma forma segura e satisfatória exige capacidade e maturidade emocionais. As crianças devem aprender estes atributos com os adultos.”
10. Apoie a escola.
Interesse-se genuinamente pela escola do seu filho. Evite falar negativamente sobre os professores ou os administradores na presença dos seus filhos, mesmo que tenha sérias preocupações em relação a eles. Esteja presente sempre que o seu filho participar num evento escolar.
Mostre aos seus filhos que apoia os professores, os administradores e os objectivos da escola, participando em reuniões de pais e professores e noutros encontros que digam respeito à sua família. Esse envolvimento mostrará às crianças que valoriza a sua educação e as pessoas que participam nela.
Victor Parachin.