terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

A Lei do Senhor é Perfeita, e Refrigera a Alma .

 

 
Ao ler os capítulos do livro de Êxodo, o leitor irá se deparar com o cuidado de Deus para com seu povo Israel. Nele podemos encontrar o Senhor o libertando do Egito, o guiando pelo deserto e provendo suas necessidades desde as maiores até as menores.
A ideia passada pelo autor é de que nada escapa aos olhos atentos do Eterno, o que fica evidenciado quando o Senhor começa a ditar suas leis a Moisés. Ali são narrados princípios que direcionarão o povo em todas as áreas de suas vidas.
Há, da parte do Altíssimo, uma preocupação com a vida individual e em comunidade do povo. Ao analisar as leis se perceberá que as consequências para determinado tipo de pecado visavam responder positivamente o censo de justiça que a comunidade estaria aplicando em cada caso.
Não é por acaso que vários países elaboraram sua constituição baseada em vários princípios bíblicos que regiam a nação de Israel tamanha perfeição dos ensinamentos ali encontrados. É claro que esses países não transcreveram, infelizmente, todos os mandamentos escritos por Moisés.
Essa perfeição faz lembrar as palavras do Salmista ao declarar que “a Lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices” (Salmos 19: 7).
Quando olhamos o mundo a nossa volta e observamos tanta maldade e injustiça ficamos atônitos, é como se não houvesse um lugar seguro onde descansar. Mas, essas palavras ditas pelo salmista, entram como bálsamo em nossos corações e nos fazem lembrar a grandeza e misericórdia do Senhor.
Ao ler esse texto somos incentivados a voltar nossos olhos para as palavras do Eterno, tendo a certeza de que nelas encontraremos refrigério, direção e sabedoria. Elas nos fazem perceber que em meio a toda injustiça do mundo o Senhor permanece o mesmo. Nos Seus testemunhos encontramos cura, libertação, provisão e descanso.
A palavra refrigério aponta para uma alegria plena, uma satisfação que não pode ser encontrada em nenhum outro lugar. Outros conceitos importantes são os do consolo, do conforto, do alívio e da cura que só a palavra de Deus pode trazer ao coração humano.
A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma. Essa Palavra sem duvida são como .Pedras Preciosas pala alegrar a nossa vida. Porque mudar a palavra de Deus?
Por Jorge Benny Castilho.

Nenhum comentário: