sábado, 16 de novembro de 2013

Porque Deus mudou o Meu Nome.

“O Espírito do SENHOR se apossará de ti, e profetizarás com eles e tu serás mudado em outro homem” I Samuel 10.6
-Introdução: O encontro com Deus marca a vida de uma pessoa para sempre. Torna-se uma nova criatura (II Coríntios 5.17) um filho de Deus (João 1.12). Para alguns personagens bíblicos esta mudança de vida foi simbolizada pela mudança do nome da pessoa. Ao receber um novo nome tem a garantia e a responsabilidade de ser uma pessoa diferente.
O nome é a forma como uma pessoa é chamada e se todas as vezes que alguém lhe pronunciar seu nome se lembrar da promessa de Deus com certeza nunca se esquecerá que foi nomeado para ser abençoado pelo Senhor. Esta mudança de nome é uma estratégia do Senhor para lembrar seus servos de que os abençoará.
Você quer mudar de vida?
Vamos aprender um pouco sobre os quatro homens que Deus mudou o nome:
1- Abrão ,,,, Abraão: Gênesis 17.5
Abrão = pai grande ou pai elevado;
Abraão = pai de muitas nações ou povos;
O nome de Abrão que significa pai grande ou pai elevado, foi mudado para Abraão, profetizando que seria pai de muitas nações ou povos. Antes desta mudança, quando as pessoas chamavam Abrão de ‘pai elevado’ ele possivelmente sentia um incômodo porque não tinha filhos. Mas agora, sempre que alguém lhe chamasse Abraão aumentaria sua certeza de um dia ter muitos filhos.
Como uma propriedade que é registrada em nome de uma pessoa ou uma encomenda endereçada para o nome de alguém, assim são as promessas do Senhor para nós. Cada bênção da Bíblia pode ser colocada para seu nome, tomando posse da Palavra.
Se você é um servo de Deus saiba que há promessas do Senhor com seu nome!
                              
2- Jacó ... Israel: Gênesis 35.10; 32.28
Jacó = enganador ou trapaceiro, suplantador ou usurpador, literalmente “aquele que segura pelo calcanhar”.
Israel = príncipe de Deus, vencedor, que reina com Deus.
O nome de Jacó que significava trapaceiro foi mudado para Israel com sentido de príncipe de Deus. Antes Jacó tinha orgulho de ser um homem esperto, mas ao ter um encontro com Deus aprendeu que não tinha que tentar conseguir o que deseja por si mesmo, pois já tinha sido conquistado por Deus para ser um príncipe de seu povo.
Ao dar o nome de Israel, Deus estava lhe garantindo que seria um vencedor e que não precisava mais usar métodos humanos para vencer. Deus estaria lutando com ele todas as suas batalhas e lhe dando a vitória.
Se você é chamado como servo de Deus, saiba que é um Vencedor!
3- Simão ... Pedro: Marcos 3.16
Simão = inconstante, aquele que ouve;
Pedro = rocha, pedra, firmeza;
O nome de Simão que significa ‘aquele que ouve’ com sentido de uma pessoa passiva e inconstante foi mudado para Pedro, indicando que deveria ser firme como uma rocha e ativo como um homem seguro e decidido. Jesus queria trabalhar o temperamento de Simão para o preparar para as lutas que enfrentaria.
Mais tarde Pedro usaria este termo cinco vezes em sua carta (I Pedro 2.4,5,6,7,8) ensinando o povo a ser “pedras vivas” a exemplo de Jesus que é a “a Pedra angular” ou “Pedra que vive”. Fazendo isso, Pedro estava assumindo para si o novo nome e nova personalidade que Jesus lhe deu.
Deus tem te chamado para transformar sua vida totalmente!
4- Saulo ... Paulo: Atos 13.9
Saulo = o grande;
Paulo = o pequeno;
O nome de Saulo, que significa ‘o grande’ caracterizava seu temperamento como um homem exaltado e orgulhoso. Saulo estava acostumado com uma vida cheia de privilégios e ser atendido por todos como uma autoridade. Jesus chamou-o de Paulo, com sentido de ‘o pequeno’ para lhe ensinar a ser mais humilde.
Com o tempo, Paulo foi absorvendo esta característica ensinada por Jesus deixando suas vaidades e obstinação. Certa vez afirmou ser “o menor de todos os santos” (Efésios 3.8) mostrando que tinha aprendido a lição e ensinava seus discípulos a “não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação” (Romanos 12.3).
Como servo de deus você é chamado para ser humilde!
Sua vida pode mudar!
-CONCLUSÃO:
Ao nascer de novo (João 3.7) nos tornamos uma nova criatura (II Coríntios 5.17) e devemos assumir nosso novo nome. Se antes você tinha um nome ruim na comunidade, seu nome é mudado para um “bom nome” (Provérbios 22.1).
Os discípulos de “Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos” (Atos 11.26) por sua conduta ser semelhante a Cristo ganharam este novo nome. Assim também devemos seguir o exemplo de Jesus para levarmos seu nome conosco.
A mudança na vida destes homens é uma prova de que qualquer pessoa pode mudar. Contudo quem muda o homem não é ele mesmo e sim o Senhor Deus que o criou é o único que pode mudar sua vida.
A Bíblia promete que quando chegarmos aos céus “gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus ... e o meu novo nome” (Apocalipse 3.12) além de uma “pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe” (Apocalipse 2.17).
Você gostaria de receber um novo nome?
O mesmo Deus que te criou quer transformar seu viver!
Com todo esse ensinamento Deus mudou o meu nome que agora passa a ser Jorge Benny Iluminado.

Nenhum comentário: